+55 11 4118-1000
+55 11 4118-1002
Download do vCard


Luís Alexandre Barbosa é o sócio responsável pela área dos tributos diretos, planejamento tributário e societário. Sua expertise inclui tributação internacional, estruturação de operações e desenvolvimento de novos negócios, com vasta experiência em operações de fusões e aquisições e joint ventures. Também atuou em relevantes casos envolvendo o contencioso tributário administrativo e judicial.

É professor da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade associada à Universidade de São Paulo (USP), em diversos cursos de MBA e outros programas de Pós-Graduação.

Concluiu sua pós-graduação em Economia e Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EASP), bem como em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Em 2018, foi reconhecido pela publicação norte americana “Best Lawyers” como um dos advogados da área tributária mais admirados do Brasil.

Atualmente é membro do conselho fiscal do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças em São Paulo (IBEF-SP), sendo ainda membro ativo do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), tendo participado do Comitê de Economia da FIESP (CEJE / FIESP) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Luís Alexandre Barbosa também participou dos comitês jurídicos da Associação Brasileira de Bancos Internacionais – ABBI, da Associação Brasileira de Empresas de Leasing – ABEL, da Associação Brasileira de Direito de Telecom e TI – ABDI, entre outros.

Ministrou palestras em diversos seminários e eventos técnicos, além de ser autor de obras especializadas, como Direito Tributário no Manual Prático para Gestão Empresarial, coautor da obra Novos Rumos do Processo Tributário, além de artigos em publicações especializadas e periódicos.

Background

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Graduação em Direito em 2001.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Especialização em Direito Tributário em 2003.
  • Fundação Getúlio Vargas – Especialização em Direito da Economia e Empresarial em 2005.

Línguas

  • Português
  • Inglês